Regulamento da premiação


Regulamento da premiação

TOP MEGA BRASIL – 2020

O Prêmio

Boas vindas ao Top Mega Brasil de Comunicação, um prêmio que se valoriza pelo fato de ser o resultado da escolha espontânea do próprio mercado, que indica e elege executivos e marcas de agências do setor que se destacam pelos resultados alcançados, pela criatividade e eficácia contidas em seus projetos, pelas posturas éticas e construtivas que estabelecem em seus relacionamentos com o mercado, nas mais variadas instâncias. Estas são as Feras da Comunicação.


TOP Mega Brasil de Comunicação é uma ação de reconhecimento que foge à maioria dos prêmios do setor. Ele não julga trabalhos, não avalia campanhas, não conta com um grupo fechado de jurados, e não qualifica por faturamento. Nem por isso é melhor ou pior que outros tantos importantes prêmios. Ele é apenas diferente. Seu grande mérito esteja, talvez, no fato de se predispor a ouvir as vozes das ruas! Isso mesmo, afinal, quem melhor que o próprio mercado para apontar os nomes e as marcas que norteiam suas aspirações de sucesso? E aqui não nos restringimos apenas ao sucesso financeiro, mas a coisas menos tangíveis como reputação, credibilidade, responsabilidade e coerência. Por isso a Mega Brasil, ao estruturar o TOP, obviamente se cercando de um aparato tecnológico eficaz e seguro, coloca nas mãos do mercado da comunicação a responsabilidade de escolher nomes e eleger seus favoritos. Em outras palavras, deu voz ao mercado, e o mercado falou! Um corpo de jurados constituído por quase 50 mil profissionais de todo o País. Um imenso grupo de profissionais ou diretamente ligados às redações - interface natural da Comunicação Corporativa - ou por pares do próprio setor. Este enorme contingente de pessoas impôs aos organizadores do prêmio, um trabalho de apuração firme e responsável diante de sua grandiosidade. Desafios à parte, o resultado não poderia ser mais satisfatório porque não fizemos mais do que dar voz ao mercado e o mercado falou, o mercado escolheu, o mercado apontou aqueles que são TOP da Comunicação Corporativa. Aqui, o mercado fala!


VOTE AQUI!



Regulamento


O TOP MEGA BRASIL é o prêmio voltado para o segmento da Comunicação Corporativa e Pública, abrangendo Agências de Comunicação, Executivos de Comunicação Corporativa e Comunicadores do Serviço Público. Foi criado em 2015 pela Mega Brasil e tem como símbolo a Onça Pintada, maior felino da América Latina, distinguindo, com Certificados, Troféus, Solenidade de Premiação e ampla divulgação para o mercado, as Feras da Comunicação do Brasil.

É uma premiação realizada por meio de eleições diretas em dois turnos de votação e que tem como eleitores profissionais dos mercados Jornalístico, da Comunicação Corporativa e da Comunicação Pública, bem como de áreas afins.

A edição 2020 do TOP MEGA BRASIL segue o presente Regulamento. Dúvidas, sugestões e questionamentos devem ser direcionados aos organizadores, que farão os esclarecimentos necessários e decidirão sobre o que for factível, não cabendo sobre as decisões recurso de qualquer natureza.


Capítulo 1 – Dos Objetivos e Abrangência

Art. 1º – O TOP MEGA BRASIL é uma premiação que tem por objetivo reconhecer e distinguir os melhores e mais admirados executivos, os melhores e mais admirados comunicadores do serviço público e as melhores e mais admiradas agências de comunicação do mercado brasileiro.

§ 1º - O TOP MEGA BRASIL tem como símbolo a Onça Pintada, maior felino da América Latina, e que, no contexto desta premiação, representa As Feras da Comunicação do Brasil

Art. 2º – Trata-se de um prêmio de abrangência nacional, mas que também reconhece os talentos das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.


Capítulo 2 – Das Categorias 

Art. 3º – O TOP MEGA BRASIL terá três segmentos distintos e, para cada um deles, uma Premiação Nacional e uma Premiação Regional, neste caso abrangendo as cinco regiões do Brasil.

Art. 4º – Os três segmentos que integram a premiação são:

  • Agências de Comunicação
  • Executivos de Comunicação Corporativa
  • Comunicadores do Serviço Público

§ 1º Entende-se por Agências de Comunicação as empresas especializadas nas atividades de comunicação corporativa e relações públicas e que prestam serviços como assessoria de imprensa, comunicação interna, produção de conteúdo, gestão de redes sociais, administração de crises etc.

§ 2º Entende-se por Executivos de Comunicação Corporativa os profissionais que atuam no universo da comunicação corporativa ou áreas de perfis semelhantes em empresas (públicas ou privadas), fundações, institutos etc..

§ 3º Entende-se por Comunicadores do Serviço Público os profissionais-servidores que atuam na administração pública direta, em órgãos ou autarquias dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e das esferas municipais, estaduais e federal.

§ 4º Para efeitos desta premiação, os profissionais que atuam em empresas públicas, sejam elas federais, estaduais ou municipais, serão considerados apenas na categoria Executivos de Comunicação Corporativa. Os votos que eventualmente recebam como comunicadores do serviço público serão remanejados para a categoria Executivos de Comunicação Corporativa.

Art. 5º – A Premiação Nacional, que distinguirá os Executivos de Comunicação Corporativa, os Comunicadores do Serviço Público e as Agências de Comunicação, tem a denominação de TOP 10 Brasil.

Art. 6º – A Premiação Regional, que do mesmo modo distinguirá essas três categorias, tem a denominação de TOP 5 Regional e abrange as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.


Capítulo 3 – Da Premiação Nacional

Art. 7º – A Premiação Nacional distinguirá os dez Executivos de Comunicação Corporativa, os dez Comunicadores do Serviço Público e as dez Agências de Comunicação que chegarem ao segundo turno e, nele, obtiverem as maiores pontuações, concedendo-lhe os diplomas de TOP 10 Brasil.

Art. 8º – Dentre esses, os três de maiores pontuações entre os Executivos de Comunicação Corporativa, os Comunicadores do Serviço Público e as Agências de Comunicação formarão o PÓDIO NACIONAL e receberão, adicionalmente, troféus como campeões do TOP MEGA BRASIL.

Art. 9º – Dentre os três primeiros, os Executivos de Comunicação Corporativa, os Comunicadores do Serviço Público e as Agências de Comunicação com as maiores pontuações nos respectivos segmentos serão declarados Campeões Nacionais do TOP MEGA BRASIL.


Capítulo 4 – Da Premiação Regional

Art. 10º – A Premiação Regional distinguirá os cinco Executivos de Comunicação Corporativa, os cinco Comunicadores do Serviço Público e as cinco Agências de Comunicação que chegarem ao segundo turno e, nele, obtiverem as maiores pontuações, nas cinco regiões do País, a saber Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A todos serão concedidos os diplomas de TOP 5 Regional.

Art. 11º – Dentre esses, os de maiores pontuações no segundo turno em cada uma das cinco regiões do País receberão, adicionalmente, os troféus de Campeões Regionais do TOP MEGA BRASIL.


Capítulo 5 – Do Sistema Eleitoral e da Composição do Colégio Eleitoral

Art. 12º – O TOP MEGA BRASIL terá dois turnos de votação, sendo o primeiro turno de livre indicação, o qual definirá os finalistas; e o segundo, para a escolha dos TOP 10 Brasil e dos TOP 5 Regional.

Art. 13º – O processo eleitoral será realizado pela Mega Brasil com o apoio logístico da empresa Maxpress.

Art. 14º – A votação será aberta a todos os interessados e integralmente realizada por meio digital pelo site www.megabrasil.com.br/eventos.

Art. 15º – Para votar, as pessoas terão de se cadastrar no sistema, informando nome completo, empresa, cargo, cidade, estado, endereço de e-mail e, opcionalmente, whatsapp.

Art. 16º – Cada pessoa poderá votar uma única vez.

§ 1º – Caso a Comissão de Apuração do prêmio identifique indícios de fraude, com votos duplicados ou uso de robôs, anulará os votos suspeitos.

Art. 17º – A votação é secreta e inviolável e aos votantes é garantido sigilo absoluto de suas indicações.


Capítulo 6 – Do Processo de Votação

Art. 18º – O primeiro turno de votação identificará as indicações espontâneas de Executivos de Comunicação Corporativa, de Comunicadores do Serviço Público e Agências de Comunicação de qualquer região do País.

§ 1º – Neste turno não haverá subdivisão regional na cédula eletrônica de votação

Art. 19º – No primeiro turno, os eleitores são convidados a indicar livremente até dez Executivos de Comunicação Corporativa, até dez Comunicadores do Serviço Público e até dez Agências de Comunicação de qualquer região brasileira, não sendo necessário ordenar as colocações.

Art. 20º – Feita a apuração dos votos do primeiro turno, os nomes com maior número de indicações nos três segmentos passarão para o segundo turno, compondo a lista dos finalistas que concorrerão ao TOP 10 Brasil e ao TOP 5 Regional.

Art. 21º – O total de nomes classificados para o segundo turno dependerá da linha de corte a ser observada na totalização de votos, decisão que caberá exclusivamente à Comissão de Organização do TOP MEGA BRASIL.

§ 1º – Serão classificados para a disputa do TOP 10 Brasil os Executivos de Comunicação Corporativa, os Comunicadores do Serviço Público e as Agências de Comunicação com as maiores pontuações nos respectivos segmentos.

§ 2º – Serão classificados para a disputa do TOP 5 Regional os Executivos de Comunicação Corporativa, os Comunicadores do Serviço Público e as Agências de Comunicação das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul com as maiores pontuações obtidas nos respectivos segmentos.

§ 3º – A identificação da cidade, estado e região dos classificados para o 2º turno do TOP MEGA BRASIL será feita levando-se em consideração o local onde estão localizadas a empresa ou instituição pública onde atuam o Executivo de Comunicação Corporativa e o Comunicador do Serviço Público e onde está localizada a Agência de Comunicação, valendo também votos nas filiais, quando for o caso.

Art. 22º O segundo turno de votação terá cédula eleitoral eletrônica em que se incluirão, em ordem alfabética, a relação de finalistas ao TOP 10 Brasil e ao TOP 5 Regional nos três segmentos da premiação.

Art. 23º – Neste segundo turno os eleitores escolhem, entre os classificados do primeiro turno e por ordem de preferência (1º ao 5º), até cinco Executivos de Comunicação Corporativa, até cinco Comunicadores do Serviço Público e até cinco Agências de Comunicação para o TOP 10 Brasil; e até cinco Executivos de Comunicação Corporativa, até cinco Comunicadores do Serviço Público e até cinco Agências de Comunicação para o TOP 5 Regional de Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.


Capítulo 7 – De Quem Pode Votar

Art. 24º – Poderão votar no TOP MEGA BRASIL qualquer pessoa interessada e com acesso à internet, sendo que só será permitido a cada um votar uma única vez no primeiro turno e uma única vez no segundo turno. Votos em duplicidade ou uso de robôs para votação serão anulados.


Capítulo 8 – De Quem Poderá Ser Indicado

Art. 25º – Poderão ser indicados e integrar os finalistas do TOP 10 Brasil e do TOP 5 Regional:

  • Na categoria Executivos de Comunicação
  • Todos os profissionais que atuem na área de comunicação corporativa ou equivalente em empresas ou instituições públicas ou privadas.

§ 1º – Não são elegíveis nesta categoria profissionais e executivos que não estejam vinculados a uma organização ou que atuem em áreas fora do escopo das relações públicas e da comunicação corporativa.

§ 2º – Também não são elegíveis profissionais que atuem nas agências de comunicação, tendo em vista que esse segmento já está contemplado com a premiação específica para as agências e respectivas equipes.

  • Na categoria Comunicadores do Serviço Público
  • Todos os profissionais-servidores que atuem na comunicação da administração pública direta em quaisquer dos Três Poderes e em âmbito federal, estadual ou municipal.

§ 1º – Não são elegíveis nesta categoria profissionais e executivos que não estejam vinculados a uma instituição pública ou que atuem em áreas fora do escopo das relações públicas e da comunicação corporativa.

§ 2º – Também não são elegíveis nesta categoria profissionais e executivos que atuem em empresas públicas, pois, neste caso, deverão concorrer na categoria Executivos de Comunicação

§ 3º – Também não são elegíveis profissionais que atuem nas agências de comunicação, tendo em vista que esse segmento já está contemplado com a premiação específica para as agências e respectivas equipes.

  • Na categoria Agências de Comunicação
  • Todas as agências de comunicação que atuem Brasil no campo das relações públicas e da comunicação corporativa, nacionais ou multinacionais, e que sobrevivam predominantemente dessa atividade.

§ 3º – Não são elegíveis agências de propaganda, de marketing, digitais ou de atividades promocionais e correlatas.


Capítulo 9 – Do Troféu TOP de Ouro

Art. 26º – O Troféu TOP de Ouro é uma iniciativa criada na presente edição do TOP MEGA BRASIL com um duplo objetivo: 1) Valorizar os maiores vitoriosos da premiação; 2) Dar oportunidade a outros profissionais e agências de também chegarem ao topo do TOP MEGA BRASIL.

Art.27º – O Troféu TOP de Ouro será concedido aos Executivos de Comunicação Corporativa, aos Comunicadores do Serviço Público e às Agências de Comunicação que se sagrarem campeões (1ª colocação) do TOP MEGA BRASIL por cinco vezes (seguidas ou alternadas) na mesma categoria.

§ 1º – A regra vale individualmente para a premiação do TOP 10 Brasil e individualmente para a premiação do TOP 5 Regional. Ou seja, o Troféu TOP de Ouro só será concedido para cinco conquistas nacionais ou cinco conquistas regionais e nunca para cinco conquistas cruzadas.

Art. 28º – Os Executivos de Comunicação Corporativa, os Comunicadores do Serviço Público e as Agências de Comunicação que conquistarem o Troféu TOP de Ouro cumprirão, na sequência, uma quarentena de dois anos, ficando automaticamente impedidos de concorrer na mesma categoria nas duas premiações seguintes.

§ 2º – Passado esse período, poderão voltar a concorrer novamente, iniciando-se nova sequência.


Capítulo 10 – Das Etapas de Divulgação

Art. 29º – O TOP MEGA BRASIL prevê três etapas de divulgação.

§ 1º – A primeira etapa acontecerá em até três dias após o encerramento do primeiro turno de votação, quando serão divulgados os Executivos de Comunicação Corporativa, os Comunicadores do Serviço Público e as Agências de Comunicação classificados para o segundo turno.

§ 2º – A segunda etapa acontecerá em até três dias após a finalização do segundo turno de votação, quando serão anunciados os TOP 10 Brasil e os TOP 5 Regional.

§ 3º – A terceira etapa acontecerá na Cerimônia de Premiação, quando serão conhecidos os vencedores das três categorias do TOP 10 Brasil e os campeões das três categorias do TOP 5 Regional Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

           

Capítulo 11 – Da Pontuação

Art. 30º – As pontuações do primeiro e do segundo turnos de votação do TOP MEGA BRASIL terão pesos diferentes e não serão cumulativas de um turno para o outro.

Art. 31º – No primeiro turno todas as indicações terão peso 1.

§ 1º – Findo o primeiro turno e feita a apuração, o sistema é zerado. Os pontos do primeiro turno não serão computados na apuração do segundo turno.

Art. 32º – No segundo turno, as indicações de 1º a 5º colocados obedecerão à seguinte pontuação: 1º lugar – 100 pontos; 2º lugar – 80 pontos; 3º lugar – 65 pontos; 4º lugar – 55 pontos; 5º lugar – 50 pontos.

Art. 33º – Após a apuração do segundo turno, serão declarados vencedores do TOP 10 Brasil e do TOP 5 Regional os Executivos de Comunicação Corporativa, os Comunicadores do Serviço Público e as Agências de Comunicação que ficarem nas dez primeiras posições, por pontos, na votação nacional, e os Executivos de Comunicação Corporativa, os Comunicadores do Serviço Público e as Agências de Comunicação que ficarem nas cinco primeiras posições, por pontos, nas votações regionais.

§ 2º – No caso de empate, poderá haver mais de dez vencedores do TOP 10 Brasil e mais de cinco vencedores do TOP 5 Regional; e também mais de um Campeão.


Capítulo 12 – Das Premiações

Art. 33º – Todos os Executivos de Comunicação Corporativa, os Comunicadores do Serviço Público e as Agências de Comunicação eleitos TOP 10 Brasil e TOP 5 Regional de Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul receberão certificados.

Art. 34º – Os Executivos de Comunicação Corporativa, os Comunicadores do Serviço Público e as Agências de Comunicação que integrarem o podium do TOP 10 Brasil (1º, 2º e 3º colocados) e que forem os campeões do TOP 5 Regional (1ºs colocados) receberão adicionalmente o Troféu da Onça Pintada, símbolo da premiação.


Capítulo 13 – Da Solenidade de Premiação

Art. 35º – A Solenidade de Premiação do TOP MEGA BRASIL 2020 será realizada em cerimônia online no dia 24 de setembro de 2020, às 19h, pelo canal YouTube da Mega Brasil.

Capítulo 14 – Do Calendário de votação (*)

Art. 36º – O calendário de votação do TOP MEGA BRASIL seguirá o seguinte cronograma:


1º Turno

•    10/8 – Início da votação do primeiro turno

•    18/8 – Encerramento da votação do primeiro turno

•    19 até 28/8 – Apuração do 1º turno e Divulgação do Resultado

  

2º Turno

•    31/8 – Início da votação do segundo turno

•    11/9 – Encerramento da votação do segundo turno

•    12 até 15/9 – Apuração do 2º turno e Divulgação do Resultado do Top 10 Brasil e Top 5 (regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste)

•    24/9 – Cerimônia de Premiação e revelação do Pódio Brasil (1º, 2º e 3º colocados) e dos campeões das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste E Sul, no Canal do YouTube da Mega Brasil, no horário das 11h00.



(*) Calendário sujeito a alterações


FIM