Ricardo Sayeg


Ricardo Sayeg

Membro do Conselho Superior da CAPES do Ministério da Educação. Ganhador do Prêmio Jurista do Ano conferido pela Ordem dos Economistas do Brasil (2017), indicado naquele ano ao Presidente da República pela referida instituição para Ministro do Supremo Tribunal Federal. Professor Livre Docente de Direito Econômico e Direitos Humanos da PUC-SP, tendo como principal linha de pesquisa a Dimensão Econômica dos Direitos Humanos legitimadora do Estado Necessário que reconhece a propriedade privada e a livre iniciativa, mas que tenha por fim garantir a todos o acesso a níveis dignos de subsistência.

Filósofo do Direito Quântico. Guest Professor na California Western School of Law (San Diego USA) of Human Rights. Conselheiro do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da FIESP. Doutor e Mestre em Direito Comercial pela PUC-SP. Coordenador no Bacharelado da Disciplina de Direito Econômico do Departamento de Ciências Tributárias, Econômicas e Comerciais da Faculdade de Direito da PUC-SP.

Presidente do Instituto do Capitalismo Humanista. Member of Board do Acordo de Cooperação e Convênio firmado com a Universitté de Paris 1 Panthéon-Sorbonne até 2017, para o desenvolvimento do Grupo de Pesquisa Economic System and Human Rights in Digital Era. Presidente da Comissão Permanente de Estudos de Direitos Humanos do Instituto dos Advogados de São Paulo (2013/2018).