Laurentino Gomes


Laurentino Gomes

O jornalista e escritor Laurentino Gomes este ano o Prêmio Personalidade da Comunicação 2020, láurea concedida desde 2000 pelos profissionais de comunicação corporativa àqueles que se destacam, pelo conjunto da obra, ao desenvolvimento do jornalismo e da comunicação do Brasil.


Autor do recém-lançado Escravidão (Editora Globo), que terá ainda dois outros volumes, e da trilogia 1808, 1822 e 1889, Laurentino tornou-se um dos autores mais lidos do País na última década, fato que ele mesmo atribui ao exaustivo trabalho de repórter que se propôs a recontar capítulos importantes da história do Brasil apoiado nas técnicas e linguagem jornalísticas.


Paranaense de Maringá, formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, Estado em que se iniciou na profissão, Laurentino foi repórter, editor e correspondente de publicações como Veja e Estadão. Na última fase, ainda nas redações, foi editor e depois diretor da Abril, responsável por vários títulos da empresa. Com o sucesso alcançado por 1808, deixou o dia a dia do Jornalismo e abraçou a carreira literária, com a disposição de escrever livros-reportagem sobre a História do Brasil.