Gaudêncio Torquato


Gaudêncio Torquato

Gaudêncio Torquato é jornalista. Foi repórter, redator e editor nos principais veículos impressos brasileiros. Em 1966, aos 21 anos, recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo. Por mais de duas décadas escreveu, sempre aos domingos, para o jornal O Estado de S. Paulo. Agora, semanalmente, seus artigos são publicados em mais vinte periódicos pelo País. Também assina a coluna Porandubas Políticas, uma das mais lidas do site Migalhas, especializado em notícias jurídicas.

Com invejável trajetória acadêmica, Gaudêncio Torquato foi o precursor do Jornalismo Empresarial ao defender a primeira tese de doutorado sobre este tema, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Pesquisador, anos mais tarde apresentou tese de livre-docência também na USP.

Torquato é uma referência nas universidades de Comunicação de todo o País. O livro Tratado de Comunicação Organizacional e Política, de sua autoria, é um clássico para estudiosos do assunto. No total, são treze títulos publicados. Lecionou nas disciplinas Marketing Político, Planejamento da Comunicação Organizacional e Comunicação Política na graduação e na pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP), na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), na Faculdade Cásper Líbero e na Universidade Metodista.

Coordenou e desenvolveu campanhas políticas majoritárias (governos de Estado e prefeituras) e proporcionais em diversos Estados.

Diretor-presidente da GT Marketing e Comunicação, Gaudêncio Torquato atua como consultor de marketing institucional e político, e também consultor de comunicação organizacional. É membro da Academia Paulista de História; vice-presidente da ABCOP (Associação Brasileira de Consultores Políticos e Eleitorais); Conselheiro do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e do Instituto Baccarelli.